EDUCAÇÃO EM REDE

Rede não é infraestrutura, é um modo de ser, uma condição. Em uma abordagem complexa sobre a educação é preciso conceber pessoas e objetos como agentes transformadores da rede de relações e conhecimento.
Tecnologia é objeto de estudo, é ferramenta para a aprendizagem, é linguagem. Elemento formador do nosso modo de ser e atuar no mundo.
COMO ATUAR?

Gestão do conhecimento institucional
Primeiramente, deve-se compreender que toda instituição é um depósito de conhecimento gerado a partir de interações. A partir disso, buscar ferramentas e estratégias para a gestão desse conhecimento em prol da própria instituição e dos envolvidos com ela.

Formação de professores
Investir na formação de multiplicadores do conhecimento tecnológico é um ponto chave para o desenvolvimento de uma cultura digital nas instituições. Tecnologia no currículo depende de um corpo docente mediador.

Project-based learning: transdisciplinaridade e projetos
Através de projetos, sejam curriculares ou extra curriculares, é possível criar ambientes de aprendizagem ativa e, através disso, promover a transdisciplinaridade.
Ferramentas (TICs)
Através do uso de diferentes ferramentas apresentar possibilidades para trabalhar a informação em função do conhecimento. Implementar tecnologias e sistemas de informação que apoiem a prática pedagógica através da comunicação, interação e colaboração.
